Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ovídio e as Quatro Idades

' De ouro foi a primeira Idade, quando a fé e a justiça se mantinham pelo livre arbítrio e não pela lei, ameaça ou vingança. Corriam rios de leite e rios de doce néctar, e o mel era extraído de carvalhos verdejantes.
  Depois de Saturno haver sido expulso para o obscuro reino da morte, e de o mundo estar sob a influência de Júpiter, a raça de prata chegou, pior do que a de ouro, mas melhor do que bronze amarelado.
  Então, depois disto, a terceira chegou, a raça de bronze, de índole mais severa e mais rápida a pegar em armas, mas não ainda ímpia.
  A Idade de ferro veio no fim. De uma vez, todo o mal irrompeu nesta era desprezível: a modéstia, a verdade e a fé abandonaram a terra, e em seu lugar apareceram as artimanhas e conspirações,a violência e a amaldiçoada ganância pelo lucro. O convidado não estava a salvo do anfitrião, nem o sogro do genro; o amor  escasseava, mesmo entre irmãos. O marido ansiava pela morte da sua esposa e ela pela do seu marido. A devoção foi derrotada, e o último dos imortais abandonou a terra encharcada de sangue.
  Quando o filho de Saturno observou isto do seu elevado trono gemeu, e concebeu na sua alma uma poderosa fúria digna de Júpiter e reuniu os deuses em concílio. '

Ovídio ' Metamorfoses' ( Tradução minha)



Ovídio

Sem comentários:

Enviar um comentário