Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Os três dogmas

Os três dogmas do nosso tempo:
Dogma político- A democracia. Segundo consta, é o melhor regime político que existe e alguma vez existiu, (seja nas suas formas republicanas de inspiração laica e liberal, isto é, com origens na Revolução Francesa ou nas suas formas ditas monárquicas mas que de monarquia só lhes resta o nome) e quem puser isso em causa é nazi ou fascista.
Dogma histórico- Holocausto dos judeus durante a segunda guerra mundial. A versão oficial, ensinada aos alunos nas nossas escolas, diz que morreram 6 milhões de judeus nesta guerra e ninguém pode ter a menor dúvida em relação a isso. Declara também que Hitler foi o pior dos piores ditadores de todos os tempos e quem quer que seja que ouse discordar ou investigar por outras fontes 'não oficiais' da história sujeita-se a ser enxovalhado, difamado e perseguido judicialmente, para além de ser também aqui acusado de nazi e fascista, mesmo que a pessoa em causa até seja judaica e com familiares que estiveram nos campos de concentração(ver caso do historiador americano de origem judaica Norman Finkesltein). São inúmeros os casos desse tipo.
Dogma científico- Aquecimento global. Segundo certos cientistas, Al Gore e a gente do IPCC, é um facto indesmentível, que niguém pode questionar, causado pelo Homem e não por fenómenos naturais. Quem ponha isso em dúvida, quer seja um cientista do clima ou um simples ignorante dessas matérias  é descredibilizado, ignorado, ofendido ou caluniado de várias formas.
 E quem puser em causa estes 3 dogmas fundamentais o que será então considerado? Um excomungado, um herético ou um louco?

N.Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário